sexta-feira, 13 de março de 2015

[Guia] Como agir inteligentemente quando há um Rager no seu time

Fala pessoal!
Recentemente, estava passando no grupo League of Legends: Estratégia e Psicologia no Facebook (se escrevam lá também!) e achei um artigo feito pela Annye Sayuri de como agir quando tem um rager no seu time! Por favor! Eu peço... Leiam, mas pratiquem, pra que vocês REALMENTE ajudem a combater o rage!
Clique no link abaixo da imagem para ver o guia! GLHF!



Como agir inteligentemente quando há um Rager no seu time
Quem nunca sofreu uma derrota por conta de uma briga entre companheiros? Decidi escrever este “guia” com base no livro: “Como se defender de ataques verbais” de Barbara Berckhan. Espero que, assim como eu, absorvam este conhecimento e o aplique, não apenas no jogo, mas na vida em geral.
Todos nós somos expostos à agressões verbais, provocações e comentários maldosos em maior parte das partidas. Costumamos contra-atacar, mas o agressor responde de forma cada vez mais destrutiva e impiedosa. Desta forma, todos saem perdendo, certo? O tempo gasto para digitar poderia ser utilizado para a colocação de uma ward, melhor posicionamento, farm, etc.
Existe alguma forma de neutralizar o jogador tóxico? Sim, existem várias formas. O livro de Barbara foi inspirado nas técnicas básicas das artes marciais, com destaque no aikido, que consiste em uma base defensiva.

O escudo protetor
Este escudo permite que você veja e escute tudo o que acontece ao seu redor, porém, você estará protegido. A negatividade não o afetará.

Construindo o seu escudo:
1. Recorde-se de um jogo ou momento em que você manteve a calma, mesmo em um ambiente hostil. Imagine que o rage bate em você e rebate, como uma bola de pingue-pongue.
2. Acredite que você está totalmente blindado contra qualquer tipo de Rage.
3. Escolha uma frase mantra, ela servirá como música de fundo para o seu escudo. Repita mentalmente algo como: “Isto não é comigo” ou “Ele só está falando isso porque está fora de si”.

Testando o seu escudo:
O escudo consome energia mental e isto é realmente importante dentro do jogo, já que precisamos de toda a atenção possível para focar no jogo. Utilize-o apenas quando há uma agressão iminente, com o tempo e uso, você fará automaticamente. Não é bom manter o escudo ativo a todo instante, às vezes o contato humano é necessário para o melhor desenvolvimento da partida.

Vencer sem lutar
Todos os comentários maldosos têm como objetivo alfinetar o outro. O jogador tóxico que deseja irritar irá encontrar seus pontos fracos para espetar justamente onde dói. Você é quem deve decidir se quer evitar o risco de ser afetado ou não.
O que é mais importante? Você focar no jogo ou bolar uma resposta impressionante que apenas dará continuidade na discussão? O que mais importa é destruir o Nexus inimigo.

Economizando energia
Ser ignorado é uma enorme ofensa, ainda mais se a intenção for se exibir. Fazer pouco caso da agressão é como jogar um balde de água fria no outro.
Ignorar o rager é uma economia de energia. Você resolverá o mal estar da situação com o mínimo esforço, além de sair com uma posição superior comparada ao jogador tóxico.

Mude de assunto
Evite o ataque, fale sobre alguma coisa que não tenha sentido com o ataque. Fazendo isso você mostrará que a agressão não o afetou. Abrirá mão de se defender e em troca controlará a conversa.

Exemplo
Agressão do companheiro: “Você não acerta um gank!”.
Desvio: “O dragão nascerá em 2 minutos, comprarei uma Pink e vocês ajudam, nosso Darius tem teleporte.”.

Claro que ninguém perderá tempo digitando esta frase longa, seja criativo de acordo com a situação do jogo!
É possível que o rager insista para ter atenção. Esta situação pode se desenrolar da seguinte maneira: “Você mudou de assunto.” ou “Responda ao que eu disse!”. De fato o assunto foi mudado e você tem todo o direito de fazer isso. Responda algo como: “Sim, mudei de assunto.” ou “Não quero responder ao seu comentário”. O jogador tóxico irá criticar sua atitude sempre que você não reagir da forma que ele esperava. Ser ignorado é um duro castigo.

Seja indiferente
Desviar o assunto é desafiador para as pessoas que gostam de uma briga, principalmente para aquelas que pensam: “Tenho que reagir para que ele não pense que saiu ganhando!”.
Ignore tudo o que lhe desequilibra. A ideia é não se esforçar, pois o agressor perceberá o menor esforço que você fizer, mas terá o maior desgosto se você não se alterar. Para aqueles que desejam agir e sem precisar pensar demais, que tal se defender com respostas curtas?

Exemplo
Agressão do companheiro: “Você não acerta um combo! Vá criar dedos!”.
Palavras de ouro: “Sério?”, “Ok”, “Uhum”, “Tá” ou “Entendi”.

Seja frio como a Lissandra: aposto que vai dar certo!

Não tente mudar o Rager
Estas estratégias servem para facilitar a sua vida, não pretendem mudar o jogador tóxico. Ninguém pode mudar contra a própria vontade. A transformação ocorre apenas em você. Deixe o Rager se comportar como quiser, nada que você disser irá fazê-lo mudar, insista e ele piorará. Players assim funcionam como uma criança mal-educada, não escutam ninguém.

Paralise o Rager concordando com ele
Concorde com ele e isto o pegará desprevenido. Ceder nos poupa de uma discussão inútil. Você precisará aturá-lo por apenas alguns minutos, até o final do jogo.

Exemplo
Agressão do companheiro: “Você não coloca uma ward no jogo! Suporte horrível!”.
Consentimento: “Sim, sou um suporte horrível. Poderia me ajudar a wardar?”.

Concorde, mas insista
Quando o assunto é importante para apenas concordarmos, o que devemos fazer? Aplique uma pequena variante: ceder parcialmente e se manter firme na defesa da questão. Utilize duas frases. A primeira servirá para afirmar o ponto de vista do rager. A segunda confirmará o seu ponto de vista.

Exemplo
Agressão do companheiro: “Noobs, não sabem matar esse Garen que está me focando na Team Fight!”.

No entanto, este Garen só possui itens defensivos. Enquanto existe um Draven no time inimigo que possui 20 kills.

Aprovação e firmeza: “Você tem razão, no seu lugar eu também estaria incomodado... mas o Draven do time inimigo precisa ser morto antes do Garen.”.

Com essa estratégia, o jogador se dará conta de que você possui grande capacidade de compreensão, mas está firme em sua decisão.

Xeque-Mate: Mostre que o admira
Funciona especialmente com pessoas que tentam assumir a superioridade e tratam os outros com desdém. Pessoas arrogantes escondem um complexo de inferioridade atrás de toda sua postura.
Jamais nos ocorreria de elogiar ou concordar com um jogador assim, mas é aí que a estratégia funciona. Desequilibrando o tóxico e oferecendo aquilo que ele deseja: a sensação de superioridade.

Exemplo
Agressão do companheiro: “Jogando tão mal assim, nunca sairá do bronze”.
Elogio: “Admiro as suas jogadas, estou aprendendo muito com você nesta partida.”.

Será que o jogador entenderá que você está sendo irônico? Provavelmente sim, então use-a até certo limite, apenas até que ele comece a se irritar. Então ele notará que ofender a você é sinônimo de ofensa a ele mesmo.

Não se envolva com as emoções do outro jogador
Procure não cutucar demais as emoções dele. A constatação objetiva mantém a distância entre a opinião do oponente e a sua, além de congelar a irritação que se deu origem.
Mantenha a calma e não se envolva com as emoções negativas de seu parceiro, você não pode transformá-lo, mas seu estado de espírito pode influenciá-lo.

Busque a objetividade
Sempre mantenha o foco na partida, muitos jogadores se esquecem do jogo em si para levar a discussão para o lado pessoal.

Exemplo
Agressão do companheiro: “Porque você não acerta um stun?”.
Constatação Objetiva: “Você está muito focado em mim, vamos começar a nos posicionar para lutarmos no dragão.”.

A constatação objetiva é um bom complemento do escudo protetor, que foi mencionado no início do guia. Tenha um bom escudo e receberá o rage com indiferença.

Você não irá atacar, apenas se defender

O objetivo disto tudo é preservar o seu estado de espírito e sua autoestima. Esqueça o player tóxico, se ele quer espalhar o veneno dele, que não atinja você. A vida dará uma lição para pessoas assim, não se preocupe. Seja livre dos rages e destrua o Nexus inimigo.

---

Eu sei que é chato, mas só reforçando: entrem no grupo do Estratégia e Psicologia e pratiquem MUITO isso.

Créditos: Annye Sayuri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeito sempre em primeiro lugar!