Olá pessoal! Hoje trago a tradução do post sobre composição de times, prometido pra vocês.
COMPOSIÇÃO DE PICKOFF
Clique no link abaixo pra ler a introdução!
Composições Fundamentais de Time
Composição
e sinergia de time são duas das coisas mais mal entendidas em League of
Legends.
É muito
fácil criar uma visão de túnel para pickar um campeão OP somente baseado na
força dele. Neste post do blog, eu Sudunem, estou aqui para explicar a
"fundamentação" da composição
de times e como construir times que maximizam suas próprias forças. É
"teoricamente" impossível garantir a vitória com um time
completamente sinérgico (isso nem mesmo é o ideal). Espero que este artigo lhe
ajude a escolher campeões de formar mais inteligente nas filas solo e que você
construa times melhores nas suas partidas com amigos.
Tipos de
Times
Na minha
opinião (Sudunem), existem cinco tipos básicos de time. Se você discorda,
sinta-se à vontade para fazer um comentário bem grande denegrindo minha imagem
e dizendo como eu tenho um entendimento bem bronze do jogo, contudo, como tudo
o que for dito aqui é mais uma filosofia do que um conjunto de fatos. Assim
sendo, não posso ser contestado, somente discordado (ACHEI MEIO DESNECESSÁRIO).
Por que
isso é importante? Bem, se o seu time está tomando o rumo de um tipo em
particular, talvez seja beneficial pickar um campeão que vai sinergizar melhor
com o tipo do seu time. Ou ainda, se o time já está bem sólido em determinada
sinergia e/ou estratégia de determinado estilo, fazer o seu pick em outra
estratégia possa balancear melhor a da composição.
Exemplo: um
time baseado em poke que não tenha uma linha de frente então fazer a linha de
frente possa ser melhor que pegar outro campeão de poke.
O que eu
quero dizer não é ideal, na maioria dos casos, que todos em uma equipe pickem
campeões que façam a mesma coisa ou façam parte da mesma estratégia de
composição. Por que? Porque toda composição tem suas forças e fraquezas, então
escolher um ou dois campeões fora da composição principal do time pode dar o
contra-peso que sua equipe precise. Mas lembre que mesmo que seu pick seja
diferenciado, não pode ser algo completamente aleatório, um pick YOLO como
dizem os americanos ou HUE como a gente conhece mesmo. Porém, se você não se
importa com a composição do seu time, ou não tem um arsenal de campeões à mão,
isso não vai te ajudar muito.
Mais uma
coisa antes de começarmos. A seleção de campeões não deve ser totalmente
baseada na composição do time. Aqui seguem outros fatores que também são bem
importantes:
- Habilidade
do jogador com determinado campeão
- Counterpick
- Força do
campeão
- Tipo de
dano
- Habilidade
geral do jogador
Habilidade
geral do jogador costuma se sobressair além qualquer outro requisito,
especialmente nas ligas mais baixas. Dito isto, counterpick e composição são,
na minha opinião, as duas mais importantes. Existem vários sites (alguns mais
confiáveis que outros) que discutem counterpick, então vamos falar sobre
composição de time.
Composição e sinergia de time são duas das coisas mais mal entendidas em League of Legends.
É muito fácil criar uma visão de túnel para pickar um campeão OP somente baseado na força dele. Neste post do blog, eu Sudunem, estou aqui para explicar a "fundamentação" da composição de times e como construir times que maximizam suas próprias forças. É "teoricamente" impossível garantir a vitória com um time completamente sinérgico (isso nem mesmo é o ideal). Espero que este artigo lhe ajude a escolher campeões de formar mais inteligente nas filas solo e que você construa times melhores nas suas partidas com amigos.
Tipos de Times
Na minha opinião (Sudunem), existem cinco tipos básicos de time. Se você discorda, sinta-se à vontade para fazer um comentário bem grande denegrindo minha imagem e dizendo como eu tenho um entendimento bem bronze do jogo, contudo, como tudo o que for dito aqui é mais uma filosofia do que um conjunto de fatos. Assim sendo, não posso ser contestado, somente discordado (ACHEI MEIO DESNECESSÁRIO).
Por que isso é importante? Bem, se o seu time está tomando o rumo de um tipo em particular, talvez seja beneficial pickar um campeão que vai sinergizar melhor com o tipo do seu time. Ou ainda, se o time já está bem sólido em determinada sinergia e/ou estratégia de determinado estilo, fazer o seu pick em outra estratégia possa balancear melhor a da composição.
Exemplo: um time baseado em poke que não tenha uma linha de frente então fazer a linha de frente possa ser melhor que pegar outro campeão de poke.
O que eu quero dizer não é ideal, na maioria dos casos, que todos em uma equipe pickem campeões que façam a mesma coisa ou façam parte da mesma estratégia de composição. Por que? Porque toda composição tem suas forças e fraquezas, então escolher um ou dois campeões fora da composição principal do time pode dar o contra-peso que sua equipe precise. Mas lembre que mesmo que seu pick seja diferenciado, não pode ser algo completamente aleatório, um pick YOLO como dizem os americanos ou HUE como a gente conhece mesmo. Porém, se você não se importa com a composição do seu time, ou não tem um arsenal de campeões à mão, isso não vai te ajudar muito.
COMPOSIÇÃO DE PICKOFF
Essa é a
composição mais simples e comum. Composições de Pickoff se sobressaem em isolar
alvos de alto valor ou fora de posição para então explodi-los. Depois disso
podem forçar uma lutar 4x5 injusta se não gastaram muitas habilidades (como
ults) ou perderam muita vida. Ou ao invés de lutar, podem forçar objetivos
(como torres ou buffs) com a vantagem numérica. A estratégia básica aqui é fazer
muitos ganks e isolar alvos fora de posição para fazer lutas injustas contra
seus oponentes, e, quando a vantagem de ouro for completamente do seu time,
ganhar o jogo.
ATRIBUTOS
NECESSÁRIOS:
Burst e
muito controle de grupo. Uma composição de Pickoff obrigatoriamente tem que
possuir meios de paralizar ou isolar um alvo, assim como a capacidade de
explodi-lo.
ATRIBUTOS
PREFERIDOS:
Resets de
tempo de recarga com abates e assistências são ótimos para se ter porque depois
de isolar e matar um alvo, esse mesmo campeão poderá continuar dividindo seu “amor”
com o time inimigo em uma luta 4x5. Durabilidade geralmente ajuda em algum
ponto, já que o time inimigo pode parar de ser pego e forçar lutas embaixo da
torre ou fazer uma linha de frente. Quando esse parte do jogo chegar, ser capaz
de aguentar alguns hits inimigos ajuda. Por último, feitiços de visão ou
armadilhas de algum tipo podem ajudar a localizar e identificar alvos
vulneráveis. Junglers que podem executar muitos ganks são viáveis para começar
o snow-ball mais cedo.
LUGARES
PREFERIDOS PARA LUTAR:
A Jungle.
Os caminhos da selva são estreitos, com vários lugares para se fazer emboscadas.
E qualquer lugar em que alguém está sozinho ou fora de posição também é um bom
lugar.
COMO JOGAR
CONTRA:
Não seja
pego! Composições de Pickoff geralmente são ruins em um 5x5. Colocar wards e
tirar wards inimigas é muito importante. Além disso, proteja os causadores de
maior dano do seu time, sempre tenha um suporte ou tank com os carrys, de
preferência um que provenha escudos, curas e controle de grupo. Por último,
faça com que seus carrys tenham algum item defensivo como Ampulheta de Zhonya
ou Anjo Guardião, pois isso os fará ser muito mais resistentes a danos.
EXEMPLO DE
TIME:
Ryze,
Kha'Zix, Tristana, Thresh e Jarvan IV. Essa composição de time tem um burst
apreciável do Ryze e Kha'Zix, enquanto Thresh, Jarvan IV e Ryze têm meios de
paralizar o alvo. Eles também têm uma boa mobilidade para lutar através de
paredes na selva assim como dois campeões com reset de habilidades (Tristana e
Kha'Zix). Thresh, Jarvan IV e Ryze eventualmente serão tanks o suficiente para
fazer dives, linha de frente e até mesmo invasão da linha de frente inimiga.
COMPOSIÇÕES DE AOE (Area of Effect)
Esta
composição ficou muito popular no início da primeira temporada quando a Riot,
com a sua infinita sabedoria, lançou cinco campeões incrivelmente OPs com suas
ults em área em sequência. Essa composição geralmente ganha lutas de cinco
contra cinco principalmente nas ligas mais baixas e em times que não tem uma
Janna. Composições de ataque em área são também chamadas de composições de team
fight, porque ela é a melhor nisso. Essa tática é também muito simples e não
requer muita habilidade. Ache um agrupamento de inimigos e aperte R pra ganhar.
ATRIBUTOS
ESSENCIAIS:
Iniciação
em área muito forte em conjunto com técnicas de áreas poderosas. Gap closes (de
preferência com CC) também são muito uteis para ajudar a começar o trem dor.
ATRIBUTOS
PREFERIDOS:
Alguma
durabilidade vai lhe ajudar, assim como muito controle de grupo. Ter alguma
skill com CC que não seja a ultimate é muito útil no caso do outro time não for
explodido instantaneamente.
LUGARES
PREFERIDOS PARA LUTAR:
Lugares
apertados como o pit do dragão ou do barão ou qualquer outro que o inimigo
possa ficar preso.
COMO JOGAR
CONTRA:Não lute
cinco contra cinco quando estiverem em lugares apertados. Se você precisar
muito (ex: eles estão fazendo o Barão) tente se aproximar de ângulos
diferentes. A coisa mais importante que você pode fazer é não dar de cara com
eles. Eles vão usar flash e ult em você e isso vai te machucar. Essa tática
costuma ter campeões muito fracos 1v1, então split push é uma estratégia de
contra-ataque com tanto que a suas waves de minions estejam avançadas. E
também, picke Janna, nenhum outro campeão enfraquece mais essa composição do
que uma Janna habilidosa. Se a composição deles não tiver um range longo ou
ainda uma iniciação boa você pode tentar uma composição de poke.
EXEMPLO DE
TIME:
Rumble,
Malphite, Karthus, Miss Fortune e Sona. Eu tremo só de pensar em lutar contra
esse time em um lugar fechado. Malphite ou Rumble podem começar a luta
prendendo o time inimigo e dando seguimento das ults. Aperte R para ganhar.
COMPOSIÇÃO DE POKE
Uma das composições mais
antigas no LoL, também é uma das mais difíceis de se tirar na solo queue. Por
quê? Porque ninguém gosta de “ficar dançando” e levando nukes* à 1500 de
distância, principalmente aquele Darius ansioso pra dar dive e esmagar ossos
com seu machado gigante. Essa composição requer paciência e que seja pensada
com cuidado na seleção de campões, nem todos eles são populares na fila
individual. Mas ainda sim, se jogada de maneira certa, essa pode ser uma das
composições mais ridículas pra lidar, principalmente se sua composição de time
carece de hard engage ou visão, para jogar contra eles.
*nuke: capacidade de explodir o alvo com
facilidade, como a lança de uma Nidalee fedada.
ATRIBUTOS ESSENCIAIS:
Obviamente, habilidades
de nuke com um alcance maior que 800 são muito úteis, e quanto mais usadas,
melhor. Depois disso está a habilidade de disengage. Uma composição de poke que
levar uma iniciação vai ter tendências a morrer muito, mas muito rápido, então
tendo a habilidade pra dizer “Só Que Não” para uma tentativa de teamfight
inimiga é extremamente valiosa. Por último, um bom clear wave é importante para
zonear o time inimigo na torre.
ATRIBUTOS PREFERIDOS:Habilidades de visão,
como armadilhas, pode dar segurança, porque uma comp de poke nunca quer levar
um engage, especialmente de ângulos diferentes. Flanquear* é uma opção muito
útil. Durabilidade não é essencial numa composição de poke até porque seu
disengage é bom. Curas e escudos ajudam a fazer troca de pokes grosseira de um
lado, também são valiosas.
LUGARES PREFERIDOS PARA
LUTAR:Espaços grandes e
abertos, encurralando os inimigos em baixo da torre e preferencialmente de uma
distância grande.
COMO JOGAR CONTRA:Peguem eles for a de
posição. A maioria das comps de poke não querem lutar, por serem frágeis ou não
muito bons lutando perto. Uma iniciação que não for imediatamente parada pode
ser muito útil. Acima de tudo, não abrace sua torre esperando que a Nidalee vá
embora de uma hora para outra. Outro atributo conveniente é algum tipo de
engage global, como Twisted Fate ou Nocturne, que podem forçar uma luta. Por
último, um controle do buff azul, tanto seu como do inimigo, vai ajudar a
limitar a quantia de poke. Se o time inimigo tiver os dois buffs, a coisa vai
ficar feia...
EXEMPLO DE TIME: Jayce,
Nidalee, Trundle, Janna, Caitlyn. O Disparo “Chocante do Jayce” e o “Arremessar
Lança” da Nidalee vão derreter barras de
vida, enquanto Janna e Trundle riem de tentativas insignificantes de uma
iniciação forçada. Caitlyn permanece na parte de trás com seu range ridículo,
usando suas armadilhas e sua “Rede Calibre 90”, mostrando que é mais fácil
falar do que pular nela.
COMPOSIÇÃO
DE PEEL THE CARRY
Essa composição ficou popular pela Counter Logic
Gaming e se baseia em proteger um único alvo de grande valor para o time, quem
vai ser praticamente invulnerável graças à escudos, curas e proteção. Em
retorno, esse alvo (no caso da CLG, era o ADC Doublelift) assassinará equipe
inteiras, não importa o quanto eles iniciem uma luta ou quanto eles se
posicionam mal. O Team Dignitas também fez isso na Season 2 com três suportes
(Janna, Lulu e Alistar) protegendo um Kog’Maw, e isso era ridiculamente
efetivo. Saiu um pouco de moda na Season 3, com nerfs nos ADC, mas continua
efetivo nas mão certas, principalmente porque ninguém consegue prever isso.
ATRIBUTOS ESSENCIAIS:
Primeiro, seu time seu time tem que ter um tipo de
campeão que cresça com dano. Basicamente, você não precisa só de um carry, mas
um HYPERCARRY, então Tristana, Vayne, Kog’Maw, Kalista e Twitch são os melhores
candidatos. Suponho que funcione com um Tryndamere bem orientado no top, ou uma
Cassiopeia bem orientada no mid. De qualquer maneira, alguém no time tem que
ser o kamikaze louco, digo, se jogar no meio da luta. Então você precisa de
três ou quatro pessoas que protejam esse kamikaze, então escudos, curas, e
habilidades de proteção são extremamente úteis.
ATRIBUTOS PREFERIDOS:
Campeões que doam status para o hypercarry se
encaixam bem, uma vez que qualquer status possibilite que o hypercarry de mais
dano. Outro atributo útil é o disengage, como ser capaz de salvar o hypercarry
de iniciações forçadas (ou estupidez).
COMO JOGAR CONTRA:
Elimine o hypercarry na fase de rotas. Carries como
Vayne, Kog’Maw e Tristana são bombas do lategame (Tristana que o diga). Se eles
conseguirem pegar itens e não estão sendo destruídos, então você está com
problemas. Nas teamfights, é essencial explodi-los, mas isso vai ser difícil
contra uma comp de proteção. A maioria dos hypercarries não pode pokear, e uma
vez que a composição deles não é focada em iniciação ou poke, tentar
desgasta-los pode ser útil.
EXEMPLO DE TIME:
Nunu, Cho’Gath, Vayne, Janna e Kayle. Atravessar
pela Kayle, Cho’Gath e Nunu não é muito fácil, e se conseguir fazer isso, a
Janna provavelmente é um dos melhores
campeões de proteção no jogo. Enquanto isso, Vayne fica mais e mais forte a
cada item que compra.
COMPOSIÇÃO DE PUSH
Essa composição
é muito popular na Coréia, onde eles entendem que primeiro e mais importante
jeito de ganhar, não é ter 1337 de KDA, mas sim tomar torres e destruir o
nexus. Abates são apenas maneiras de conseguir torres e se mover pelo mapa
rapidamente pra explorar torres indefesas em uma dança, onde o time inimigo
luta freneticamente para se manter enquanto a composição de push leva torres. Existem
duas opções na comp de push: uma que tenta finalizar o jogo cedo, e outra que
envolve um split pusher (ou dois) em lanes separadas colocando pressão em
torres diferentes enquanto seus companheiros de time distraem, wardam ou
conseguem objetivos em outro lugar, forçando o inimigo a defender um e desistir
de outro. Essa composição não é popular na fila solo, porque as pessoas gostam
de teamfights. Dito isso, funciona muito bem na solo queue enquanto seu time
cooperar, porque ninguém está acostumado a lidar com isso.
ATRIBUTOS
ESSENCIAIS:
A
habilidade de destruir torres mais rápido ajuda, e também mobilidade para
rotacionar rapidamente de lane para lane. Outro atributo extremamente
importante é poder limpar tropas rapidamente, particularmente no caso de split
push. Os outros quatro campeões tem que manter as ondas de minions longe das
próprias torres, ou então será arriscado levar uma iniciação 4v5 e perder a
corrida para a base.
ATRIBUTOS
PREFERIDOS:
Champions
fortes no 1v1 são úteis numa composição de push porque eles forçam o time
oposto mandar mais de uma pessoa para segura-los, levando à separação em outros
locais do mapa. Habilidades de visão e armadilhas dão segurança enquanto estão
fazendo split push. Adicionalmente, um bom disengage ou habilidades de poke
podem ajudar a fazer de um 4v5 num split push menos desvantajoso.
COMO JOGAR
CONTRA:
Destruir a wave
de minions. Qualquer e toda onda de minions inimigo TÊM que ser destruída. Boa
visão do mapa e champions fortes no 1v1 são úteis em parar campeões de split
push. Aquele Teemo que está puxando a lane pode ser irritante, mas ele não vai tentar
derrubar uma torre se um Zed 5/0 está parado em baixo dela, se ele tem amor a
sua pobre carcaça de roedor. Acima de tudo, não seja ganancioso. Não vale a
pena perseguir um campeão de split push se o resto do time leva suas outras
torres. Também, para lidar com composições assim, elimine a onda de minions e
tente não entregar muitas kills em ganks. TeLEPorte pode ser muito útil aqui (é
só usar de maneira certa, ok?) - Minha nota: lembre-se também que agora o
Dragão e o Barão também dão buffs. Deixar o inimigo faze-los pode ser um erro,
enquanto se seu time garantir esses buffs, pode ser uma ajuda e tanto.
Se tudo
falhar, defenda as torres do seu inibidor. Aquelas são as mais difíceis de uma
comp de push derrubar, porque o time defensor podem rotacionar facilmente entre
as lanes.
EXEMPLO DE
TIME:
Teemo,
Twisted Fate, Nasus, Tristana, Taric. Twisted fate cria chances injustas que conduzem
a derrubar torres – kills são legais, mas torres são melhores. Teemo pode puxar
tranquilamente com seus cogumelos escondidos pela jungle, enquanto Twisted Fate
também pode puxar com segurança dando o seu melhor (hmm). Nasus, Tristana, e
Taric geralmente podem segurar counter-pushes, e se esses três não chegarem a
uma torre, não vai demorar muito tempo. No lategame, Teemo pode parar a maioria
dos campeões no 1v1, como o Nasus, a Tristana, fazendo o inimigo a mandarem
dois ou três campeões para segura-los.
CONCLUSÃO
Entendendo
composições de time é uma das necessidades mais fortes para montar um bom time.
Se você é melhor com a Irelia do que o Jayce, geralmente não importa se sua
equipe quer fazer uma composição de poke, especialmente na fila solo. Se seu
time quer fazer uma comp de push, mas o mid inimigo é uma LeBlanc, talvez um
Galio fique melhor do que um Twisted Fate. De qualquer maneira, estar “aberto”
para pickar e jogar sinergicamente com seu time é muito útil. A Irelia numa
composição de poke não deve tentar forçar dives para pegar inimigos fora de
posição. Esse Galio deve ser mais sensato sobre iniciar lutas se seu time não
pode acompanhar como um time de AOE pode.
Outra coisa
pra lembrar é se seu pick vai ser indispensável – um Galio numa composição de
push melhora o potencial de teamfight se seu time tiver que contestar um Baron,
cobrindo a fraqueza de uma comp de push (teamfight fraca). Trazer algo para o
time que é completamente inútil, como por exemplo, um Udyr numa composição de
poke é um preço que deve ser medido pela habilidade do jogador, counter, e o
dano/capacidade de sobreviver/utilidade necessária para o time.
Existem
muitas possibilidades variadas e combinações para cada composição de time e
vários times para incorporar elementos de várias composições de time (ok, isso
bugou meu cérebro). Uma composição global entre Shen, Nocturne e Karthus tem
elementos de uma composição de pick off e de push. Alguns campeões são mais versáteis
que outros quando vão para composições para ter sinergia. Um time com Twitch,
Nunu, Galio, Thresh e Renekton pode agir como uma comp de pick off, de proteção
ou de AOE. Não há regras ou razões para montar um time exclusivo pra encaixar
em um estilo – MAS, entendendo quais as cinco composições básicas são e como
elas funcionam são as chaves para entender as qualidades e defeitos do seu
time.
Espero que
esse artigo tenha ajudado a entender profundamente, ou pelo menos entender o
básico de composições com suas forças e fraquezas. Não se sinta agarrado numa
composição de time que se encaixam somente em um tipo, mas considere entender
as diferenças de estilo de jogo de cada um e agir apropriadamente. Entender
composições também ajuda não somente na seleção de campeões, mas como se
aproximar do outro time - se seu time tem mais poder de pick off e push, então
lutar 5v5 contra uma de AOE mesmo se estiver ganhando pode ser uma decisão
ruim.
Vou
terminar relembrando uma coisa: counter pick não é tudo, composição de time
também não, mas é algo pra se guardar na cabeça. Boa sorte nos campos da
justiça!
Essa é a composição mais simples e comum. Composições de Pickoff se sobressaem em isolar alvos de alto valor ou fora de posição para então explodi-los. Depois disso podem forçar uma lutar 4x5 injusta se não gastaram muitas habilidades (como ults) ou perderam muita vida. Ou ao invés de lutar, podem forçar objetivos (como torres ou buffs) com a vantagem numérica. A estratégia básica aqui é fazer muitos ganks e isolar alvos fora de posição para fazer lutas injustas contra seus oponentes, e, quando a vantagem de ouro for completamente do seu time, ganhar o jogo.
ATRIBUTOS NECESSÁRIOS:
Burst e muito controle de grupo. Uma composição de Pickoff obrigatoriamente tem que possuir meios de paralizar ou isolar um alvo, assim como a capacidade de explodi-lo.
ATRIBUTOS PREFERIDOS:
Resets de tempo de recarga com abates e assistências são ótimos para se ter porque depois de isolar e matar um alvo, esse mesmo campeão poderá continuar dividindo seu “amor” com o time inimigo em uma luta 4x5. Durabilidade geralmente ajuda em algum ponto, já que o time inimigo pode parar de ser pego e forçar lutas embaixo da torre ou fazer uma linha de frente. Quando esse parte do jogo chegar, ser capaz de aguentar alguns hits inimigos ajuda. Por último, feitiços de visão ou armadilhas de algum tipo podem ajudar a localizar e identificar alvos vulneráveis. Junglers que podem executar muitos ganks são viáveis para começar o snow-ball mais cedo.
LUGARES PREFERIDOS PARA LUTAR:
A Jungle. Os caminhos da selva são estreitos, com vários lugares para se fazer emboscadas. E qualquer lugar em que alguém está sozinho ou fora de posição também é um bom lugar.
COMO JOGAR CONTRA:
Não seja pego! Composições de Pickoff geralmente são ruins em um 5x5. Colocar wards e tirar wards inimigas é muito importante. Além disso, proteja os causadores de maior dano do seu time, sempre tenha um suporte ou tank com os carrys, de preferência um que provenha escudos, curas e controle de grupo. Por último, faça com que seus carrys tenham algum item defensivo como Ampulheta de Zhonya ou Anjo Guardião, pois isso os fará ser muito mais resistentes a danos.
EXEMPLO DE TIME:
Ryze, Kha'Zix, Tristana, Thresh e Jarvan IV. Essa composição de time tem um burst apreciável do Ryze e Kha'Zix, enquanto Thresh, Jarvan IV e Ryze têm meios de paralizar o alvo. Eles também têm uma boa mobilidade para lutar através de paredes na selva assim como dois campeões com reset de habilidades (Tristana e Kha'Zix). Thresh, Jarvan IV e Ryze eventualmente serão tanks o suficiente para fazer dives, linha de frente e até mesmo invasão da linha de frente inimiga.
COMPOSIÇÕES DE AOE (Area of Effect)
ATRIBUTOS ESSENCIAIS:
Iniciação em área muito forte em conjunto com técnicas de áreas poderosas. Gap closes (de preferência com CC) também são muito uteis para ajudar a começar o trem dor.
ATRIBUTOS PREFERIDOS:
Alguma durabilidade vai lhe ajudar, assim como muito controle de grupo. Ter alguma skill com CC que não seja a ultimate é muito útil no caso do outro time não for explodido instantaneamente.
LUGARES PREFERIDOS PARA LUTAR:
Lugares apertados como o pit do dragão ou do barão ou qualquer outro que o inimigo possa ficar preso.
COMO JOGAR CONTRA:Não lute cinco contra cinco quando estiverem em lugares apertados. Se você precisar muito (ex: eles estão fazendo o Barão) tente se aproximar de ângulos diferentes. A coisa mais importante que você pode fazer é não dar de cara com eles. Eles vão usar flash e ult em você e isso vai te machucar. Essa tática costuma ter campeões muito fracos 1v1, então split push é uma estratégia de contra-ataque com tanto que a suas waves de minions estejam avançadas. E também, picke Janna, nenhum outro campeão enfraquece mais essa composição do que uma Janna habilidosa. Se a composição deles não tiver um range longo ou ainda uma iniciação boa você pode tentar uma composição de poke.
EXEMPLO DE TIME:
Rumble, Malphite, Karthus, Miss Fortune e Sona. Eu tremo só de pensar em lutar contra esse time em um lugar fechado. Malphite ou Rumble podem começar a luta prendendo o time inimigo e dando seguimento das ults. Aperte R para ganhar.
COMPOSIÇÃO DE POKE
*nuke: capacidade de explodir o alvo com facilidade, como a lança de uma Nidalee fedada.
ATRIBUTOS ESSENCIAIS:
Obviamente, habilidades de nuke com um alcance maior que 800 são muito úteis, e quanto mais usadas, melhor. Depois disso está a habilidade de disengage. Uma composição de poke que levar uma iniciação vai ter tendências a morrer muito, mas muito rápido, então tendo a habilidade pra dizer “Só Que Não” para uma tentativa de teamfight inimiga é extremamente valiosa. Por último, um bom clear wave é importante para zonear o time inimigo na torre.
ATRIBUTOS PREFERIDOS:Habilidades de visão, como armadilhas, pode dar segurança, porque uma comp de poke nunca quer levar um engage, especialmente de ângulos diferentes. Flanquear* é uma opção muito útil. Durabilidade não é essencial numa composição de poke até porque seu disengage é bom. Curas e escudos ajudam a fazer troca de pokes grosseira de um lado, também são valiosas.
LUGARES PREFERIDOS PARA LUTAR:Espaços grandes e abertos, encurralando os inimigos em baixo da torre e preferencialmente de uma distância grande.
COMO JOGAR CONTRA:Peguem eles for a de posição. A maioria das comps de poke não querem lutar, por serem frágeis ou não muito bons lutando perto. Uma iniciação que não for imediatamente parada pode ser muito útil. Acima de tudo, não abrace sua torre esperando que a Nidalee vá embora de uma hora para outra. Outro atributo conveniente é algum tipo de engage global, como Twisted Fate ou Nocturne, que podem forçar uma luta. Por último, um controle do buff azul, tanto seu como do inimigo, vai ajudar a limitar a quantia de poke. Se o time inimigo tiver os dois buffs, a coisa vai ficar feia...
EXEMPLO DE TIME: Jayce, Nidalee, Trundle, Janna, Caitlyn. O Disparo “Chocante do Jayce” e o “Arremessar Lança” da Nidalee vão derreter barras de vida, enquanto Janna e Trundle riem de tentativas insignificantes de uma iniciação forçada. Caitlyn permanece na parte de trás com seu range ridículo, usando suas armadilhas e sua “Rede Calibre 90”, mostrando que é mais fácil falar do que pular nela.
COMPOSIÇÃO DE PEEL THE CARRY
Essa composição ficou popular pela Counter Logic Gaming e se baseia em proteger um único alvo de grande valor para o time, quem vai ser praticamente invulnerável graças à escudos, curas e proteção. Em retorno, esse alvo (no caso da CLG, era o ADC Doublelift) assassinará equipe inteiras, não importa o quanto eles iniciem uma luta ou quanto eles se posicionam mal. O Team Dignitas também fez isso na Season 2 com três suportes (Janna, Lulu e Alistar) protegendo um Kog’Maw, e isso era ridiculamente efetivo. Saiu um pouco de moda na Season 3, com nerfs nos ADC, mas continua efetivo nas mão certas, principalmente porque ninguém consegue prever isso.
ATRIBUTOS ESSENCIAIS:
Primeiro, seu time seu time tem que ter um tipo de campeão que cresça com dano. Basicamente, você não precisa só de um carry, mas um HYPERCARRY, então Tristana, Vayne, Kog’Maw, Kalista e Twitch são os melhores candidatos. Suponho que funcione com um Tryndamere bem orientado no top, ou uma Cassiopeia bem orientada no mid. De qualquer maneira, alguém no time tem que ser o kamikaze louco, digo, se jogar no meio da luta. Então você precisa de três ou quatro pessoas que protejam esse kamikaze, então escudos, curas, e habilidades de proteção são extremamente úteis.
ATRIBUTOS PREFERIDOS:
Campeões que doam status para o hypercarry se encaixam bem, uma vez que qualquer status possibilite que o hypercarry de mais dano. Outro atributo útil é o disengage, como ser capaz de salvar o hypercarry de iniciações forçadas (ou estupidez).
COMO JOGAR CONTRA:
Elimine o hypercarry na fase de rotas. Carries como Vayne, Kog’Maw e Tristana são bombas do lategame (Tristana que o diga). Se eles conseguirem pegar itens e não estão sendo destruídos, então você está com problemas. Nas teamfights, é essencial explodi-los, mas isso vai ser difícil contra uma comp de proteção. A maioria dos hypercarries não pode pokear, e uma vez que a composição deles não é focada em iniciação ou poke, tentar desgasta-los pode ser útil.
EXEMPLO DE TIME:
Nunu, Cho’Gath, Vayne, Janna e Kayle. Atravessar pela Kayle, Cho’Gath e Nunu não é muito fácil, e se conseguir fazer isso, a Janna provavelmente é um dos melhores campeões de proteção no jogo. Enquanto isso, Vayne fica mais e mais forte a cada item que compra.
COMPOSIÇÃO DE PUSH
Essa composição é muito popular na Coréia, onde eles entendem que primeiro e mais importante jeito de ganhar, não é ter 1337 de KDA, mas sim tomar torres e destruir o nexus. Abates são apenas maneiras de conseguir torres e se mover pelo mapa rapidamente pra explorar torres indefesas em uma dança, onde o time inimigo luta freneticamente para se manter enquanto a composição de push leva torres. Existem duas opções na comp de push: uma que tenta finalizar o jogo cedo, e outra que envolve um split pusher (ou dois) em lanes separadas colocando pressão em torres diferentes enquanto seus companheiros de time distraem, wardam ou conseguem objetivos em outro lugar, forçando o inimigo a defender um e desistir de outro. Essa composição não é popular na fila solo, porque as pessoas gostam de teamfights. Dito isso, funciona muito bem na solo queue enquanto seu time cooperar, porque ninguém está acostumado a lidar com isso.
ATRIBUTOS ESSENCIAIS:
A habilidade de destruir torres mais rápido ajuda, e também mobilidade para rotacionar rapidamente de lane para lane. Outro atributo extremamente importante é poder limpar tropas rapidamente, particularmente no caso de split push. Os outros quatro campeões tem que manter as ondas de minions longe das próprias torres, ou então será arriscado levar uma iniciação 4v5 e perder a corrida para a base.
ATRIBUTOS PREFERIDOS:
Champions fortes no 1v1 são úteis numa composição de push porque eles forçam o time oposto mandar mais de uma pessoa para segura-los, levando à separação em outros locais do mapa. Habilidades de visão e armadilhas dão segurança enquanto estão fazendo split push. Adicionalmente, um bom disengage ou habilidades de poke podem ajudar a fazer de um 4v5 num split push menos desvantajoso.
COMO JOGAR CONTRA:
Destruir a wave de minions. Qualquer e toda onda de minions inimigo TÊM que ser destruída. Boa visão do mapa e champions fortes no 1v1 são úteis em parar campeões de split push. Aquele Teemo que está puxando a lane pode ser irritante, mas ele não vai tentar derrubar uma torre se um Zed 5/0 está parado em baixo dela, se ele tem amor a sua pobre carcaça de roedor. Acima de tudo, não seja ganancioso. Não vale a pena perseguir um campeão de split push se o resto do time leva suas outras torres. Também, para lidar com composições assim, elimine a onda de minions e tente não entregar muitas kills em ganks. TeLEPorte pode ser muito útil aqui (é só usar de maneira certa, ok?) - Minha nota: lembre-se também que agora o Dragão e o Barão também dão buffs. Deixar o inimigo faze-los pode ser um erro, enquanto se seu time garantir esses buffs, pode ser uma ajuda e tanto.
EXEMPLO DE TIME:
Teemo, Twisted Fate, Nasus, Tristana, Taric. Twisted fate cria chances injustas que conduzem a derrubar torres – kills são legais, mas torres são melhores. Teemo pode puxar tranquilamente com seus cogumelos escondidos pela jungle, enquanto Twisted Fate também pode puxar com segurança dando o seu melhor (hmm). Nasus, Tristana, e Taric geralmente podem segurar counter-pushes, e se esses três não chegarem a uma torre, não vai demorar muito tempo. No lategame, Teemo pode parar a maioria dos campeões no 1v1, como o Nasus, a Tristana, fazendo o inimigo a mandarem dois ou três campeões para segura-los.
Entendendo composições de time é uma das necessidades mais fortes para montar um bom time. Se você é melhor com a Irelia do que o Jayce, geralmente não importa se sua equipe quer fazer uma composição de poke, especialmente na fila solo. Se seu time quer fazer uma comp de push, mas o mid inimigo é uma LeBlanc, talvez um Galio fique melhor do que um Twisted Fate. De qualquer maneira, estar “aberto” para pickar e jogar sinergicamente com seu time é muito útil. A Irelia numa composição de poke não deve tentar forçar dives para pegar inimigos fora de posição. Esse Galio deve ser mais sensato sobre iniciar lutas se seu time não pode acompanhar como um time de AOE pode.
Espero que esse artigo tenha ajudado a entender profundamente, ou pelo menos entender o básico de composições com suas forças e fraquezas. Não se sinta agarrado numa composição de time que se encaixam somente em um tipo, mas considere entender as diferenças de estilo de jogo de cada um e agir apropriadamente. Entender composições também ajuda não somente na seleção de campeões, mas como se aproximar do outro time - se seu time tem mais poder de pick off e push, então lutar 5v5 contra uma de AOE mesmo se estiver ganhando pode ser uma decisão ruim.
Vou terminar relembrando uma coisa: counter pick não é tudo, composição de time também não, mas é algo pra se guardar na cabeça. Boa sorte nos campos da justiça!
Muito Bom
ResponderExcluirFicou demais ^^
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