segunda-feira, 20 de julho de 2015

[Artigo] Princípios de Guerra - Por Foragon (Inspirado por Sun Tzu)

Este é um artigo original do Foragon, baseado no livro "A Arte da Guerra" e aplicado ao LoL. x]




Controle um lado, ataque do outro
A ideia de controle de mapa em um jogo é, principalmente, possuir conhecimento da movimentação inimiga para conseguir embosca-los onde menos esperam.

Um exemplo disso seria controlar toda a parte superior da jungle inimiga após levar a torre do Top, visando assim movimentar com o time na parte inferior da jungle deles. Ao visualizar por exemplo que, o Toplane inimigo está puxando Top, e que o Jungle e o Midlaner inimigos estão fazendo o Blue, isso abre espaço para vocês divarem a botlane e conseguirem abates em cima da Botlane inimiga, e com isso, visar um objetivo como Torres, Controle de Visão, Dragão, Gold e Capitalização.


Entenda o motivo e o foco da luta
Sempre quando vocês forem fazer um engage em cima do time inimigo, perceba as condições para a vitória primeiro, como o principal causador de dano do oponente e como eliminá-lo, os pontos onde eles precisam controlar visão e onde você tem que tirar visão do oponente. E claro, sempre quando forem fazer um engage, visam o que podem capitalizar com isso, o que conseguiram com essa batalha, visem o objetivo dela.

Se não há objetivos, não há motivos para lutar. Por exemplo, você vê o support dando mole em uma área onde você não tem visão, se o objetivo é simplesmente punir ele, vocês podem acabar se dando mal por não ter visão e ele tiver aliados próximos para ajudá-lo. Antes de iniciar um engage em cima de um oponente, tenha noção da condição que ele se encontra, que você se encontra e, principalmente, o que aquela vitória em cima desse engage vai trazer para seu time, se isso vai ajudá-los a chegar ainda mais perto da vitória.


Rotações  
Sobre rotações, desloquem-se apenas quando houver uma vantagem e existir algo a ganhar, lutem apenas se a conquista de uma posição for essencial. Por exemplo, você vê que a botlane inimiga está indo em cima da sua botlane, nesse momento, o jungle e o midlaner preparem-se para ir para lá imediatamente, o midlaner usa suas habilidade para eliminar o máximo de minions possíveis (caso esteja com muita mana) e vai em direção a botlane imediatamente. Não há necessidade de eliminar todos os minions. O Jungler, caso esteja fazendo um campo, termina-o e parte para a botlane, caso tenha começado ainda o Minion Grande (Principal) ainda esteja vivo, abandone o campo e parta para a botlane imediatamente. O Toplane também avalia as possíveis condições para ele dar TP, se possível, impeça o TP inimigo já que é provável que as condições pra ele também seja favorável, após isso, poderá dar TP e ajudar a botlane. Isso colocaria um caso de no máximo 5x4, onde a vantagem seria para o time de vocês. Após ter sucesso no engage e eliminar ou forçar o recuo da equipe inimiga, poderão capitalizar na torre e/ou no dragão.

Lembrando que, Torre >> Dragão em questão de prioridade, porém, é mais difícil levar uma torre do que fazer um dragão. é necessário analisar se a torre está full life ou quase caída nessa decisão. Se estiver full life, dragão é favorável, se estiver quase caída, levá-la é favorável pelo controle de visão.
Nunca se rotaciona sem objetivos claros em mente, causar dano a uma torre é um objetivo do jungler no early game. Um exemplo disso é se movimentar de forma eficaz para gankar Top, conseguir a eliminação ou recuo do seu oponente e assim conseguir puxar a lane, fazendo seus minions atacarem a torre do oponente, além de serem executados fazendo seu inimigo se atrasar no acúmulo de capital. Ou seja, o Jungler ao gankar tem que ter uma ideia clara em mente de capitalizar aquele gank em algo, em outras palavras, gankou de forma eficaz, puxa lane, bata na torre e volta pra selva/base.


Compreenda sua comp, seu estado no jogo e do seu inimigo.
Existem alguns exércitos que não devem ser enfrentados e algumas posses que não devem ser contestadas.

Essa ideia é quando vocês se encontram atrás no jogo de algum modo, seja na composição, ouro, level, membros. Certas composições que são voltadas para Team Fights não devem ser encaradas diretamente, mas que devem ser abusadas em erros de movimentação isolados no mapa. O mesmo vale para objetivos, quando o oponente possui uma composição forte e/ou está em maior número para levar um objetivo, seja este dragão,buff ou torre, você não deve contestá-lo. Deve focar em um próximo objetivo e já preparar as condições para o mesmo.

Exemplo: o time inimigo se encontra no dragão para realizá-los, vocês estão atrás no jogo, o jungler de vocês está morto e se encontram numa condição 3x5 enquanto o toplaner de vocês puxa o top, nessa condição, vocês devem controle defensivamente suas entradas e o objetivo, fazer os campos da jungle e retorna a suas posições, enquanto isso, o toplaner tenta uma contra tática puxando top para levar torre.

Outro exemplo: Você está indo roubar o blue inimigo com seu toplaner, porém, a composição do time inimiga é voltade para engage/TF e a suas são voltadas para rotações, como Hecarim e Lee Sin VS Vladimir e Sejuani. Por razões claras, o engage da Sejuani com o Vladimir é muito mais efetivo do que o seus, logo, em um objetivo qual vocês estão tentando conquistar, como o blue buff, caso eles venham contestá-lo, deixe o objetivo a aproximação desses oponentes, pois vocês não possuem controle de visão profundo para roubar esse buff e nem mesmo condições de desengage. Por isso, ao se encontrar nessa condição, abandone esse pequeno objetivo imediatamente.

"Domine a si mesmo e dominará o inimigo"

Brigue por Objetivos
Uma das coisas que o time nunca deve fazer em um jogo é apostar em uma situação sem saída. Use um ataque para explorar uma vitória (objetivo claro), nunca use um ataque para se recuperar de uma derrota (número de kills).

Por exemplo, ao estarem atrás no jogo, não enfrente-o diretamente visando pegar kills com capacidade individual superior, pois no jogo vocês se encontram atrás. Isso poderia resultar em um ACE para a equipe inimiga enquanto vocês conseguem 2 kills. Com o ACE eles capitalizam em um objetivo claro. O correto é, vocês lutarem por exemplo contestando um Barão, que é um objetivo claro e peça importante para levar a vitória, e ao impedir que o inimigo consiga o barão, além de atrasá-los, poderão capitalizar em torres e controle de mapa, abrindo assim espaço para a vitória.

Lutem por um objetivo definido, não por lutar. Evitem engages sem sentido. Engages para pegar kills só ocorrem quando você possui total conhecimento do time inimigo e do seu time, por exemplo, você sabe que o Jungler inimigo está Top e você quer agressivar em cima do midlaner inimigo, tem domínio sobre seu campeão e conhece o campeão inimigo, sabe que possui capacidade de eliminá-lo. Nesse momento, poderá agressivar em cima dele, após eliminá-lo, reposicione-se e pense no que capitalizar com isso. Após definir sua metas, que podem ser por exemplo: usar o resto de mana para puxar a lane e retornar base para comprar itens e continuar mais forte que meu oponente.


Mentalidade de Jogo 
Enfie isso na mente de vocês: Se o jogo está fácil, então estompe. Não perca tempo em um jogo. Nunca é bom perder tempo em jogos, sempre que for possível finalizar de maneira rápida e eficaz um jogo, faça-o. Não há vantagem em enrolar em um jogo fácil, isso demanda energia, moral e recursos. O correto é finalizar o jogo assim que possível. Busque sempre o caminho da vitória, mas nunca tenha ânsia de resultado, busque apenas aperfeiçoar-sem como time.


Recursos 
Tirar recursos do oponente é sempre 20 vezes melhor do que consumir seus próprios recursos. Isso vale para Wards e Buffs principalmente. Um exemplo que posso dar é: Wardar com antecedência o Blue Buff do inimigo, e o Midlaner e o Jungler invadi-lo sempre, se necessário com a presença do Top ou Support (Dependendo do lado do mapa) e pegar esse recurso é muito mais eficaz do que usar o seu recurso. Foi a bola de neve de perda que ele vai ter devido a essa rouba fará com que você tenha uma vantagem gritante em cima dele. 100G vira 2K.

Outro exemplo que posso fornecer é uma rotação ofensiva do jungler no Early como, como por exemplo. Ao começar do lado Azul, o Jungler inicia pelo Red Buff, vá até os lobos e em seguida vá em direção ao Red Buff inimigo para roubá-lo. Faça o controle necessário com a Ajuda do Toplaner ou Support (em caso de inversão de lane) e rouba o recurso do oponente. Ao deixá-lo sem o Red Buff, os ganks serão menos eficazes, e os counterganks mais fortes, sendo assim, uma vantagem gritante em cima do oponente.
E por último, o exemplo mais conhecido é a invasão, qual já é tão praticada que não faz sentido entrar em detalhes.

Em relação a controle de mapa e tirar visão do oponente, ter ward e pink no bolso nunca é algo negativo, com exceção do ADC. Controlar a visão das rotas inimigas e tirar a visão do mesmo sobre as suas rotas cria-se uma vantagem imensa no jogo. Outro ponto é, para os personagens que fazem pedra da Visão como item core (que é o caso do meta atual de jungler tanks support e Support no geral), aos 20 minutos sempre é recomendado upar a Trinket Vermelha.


Condições de Controle de Visão 
Para saber como controlar e finalizar o jogo é necessário entender também sua condição no jogo: quando estiver 10 vezes mais forte que o oponente, cerque-o. Ou seja, não dê chance alguma dele proteger algum objetivo, tenha visão antecipada do mesmo e não o deixe sair da base para contestar os seus objetivos.

Quando estiver 5 vezes mais, ataque-o: Você está na vantagem e deve lutar sempre que possível para destruir a moral inimiga, é fazê-lo temer sua presença e não ter capacidade de lhe enfrentar. Mas se lembre, existe uma diferença em estar 5 vezes mais forte e achar que está. Não é apenas força individual, mas controle de terreno, não seja baitado.

Quando tiver apenas o dobro, divida-o em dois, um para atacar o inimigo pela frente e outro pela retaguarda: A ideia seria conseguir lutar contra o inimigo estartando em cima do mesmo e impedindo sua rota de fuga com o uso de teleports e bom posicionamento.

Quando tiver igualdade de forças, divida a tropa do inimigo e enfrente-o: Separe a Back Line da Front line, enfrente uma etapa por vez. Cuidado para não se dividir na tentativa de dividir o oponente. Saiba o momento certo de agir. Quando for inferior em número, seja hábil para tomar a defensiva. Quando não for páreo para o inimigo, tenha a habilidade de evitá-lo.

Uma das coisas que o time nunca deve fazer em um jogo é apostar em uma situação sem saída. Use um ataque para explorar uma vitória (objetivo claro), nunca use um ataque para se recuperar de uma derrota (número de kills). Por exemplo, ao estarem atrás no jogo, não enfrente-o diretamente visando pegar kills com capacidade individual superior, pois no jogo vocês se encontram atrás. Isso poderia resultar em um ACE para a equipe inimiga enquanto vocês conseguem 2 kills. Com o ACE eles capitalizam em um objetivo claro. O correto é, vocês lutarem por exemplo contestando um Barão, que é um objetivo claro e peça importante para levar a vitória, ao impedir que o inimigo consiga o barão, além de atrasá-los, poderão capitalizar em torres e controle de mapa, abrindo assim espaço para a vitória.

Lutem por um objetivo definido, não por lutar. Evitem engages sem sentido. Engages para pegar kills só ocorrem quando você possui total conhecimento do time inimigo e do seu time, por exemplo, você sabe que o Jungler inimigo está Top e você quer agressivar em cima do midlaner inimigo, tem domínio sobre seu campeão e conhece o campeão inimigo, sabe que possui capacidade de eliminá-lo. Nesse momento, poderá agressivar em cima dele, após eliminá-lo, reposicione-se e pense no que capitalizar com isso. Após definir sua metas, que podem ser por exemplo: Usar o resto de mana para puxar a lane e retornar base para comprar itens e continuar mais forte que meu oponente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeito sempre em primeiro lugar!