Fala galera!
Depois de muito tempo (e bota tempo nisso :P)
estou voltando com o blog. Dei uma pausa de uma semana pra fazer as
coisas que eu tinha que fazer e aproveitar um pouco o URF. Agora, sem
mais delongas.
Este é um guia psicológico mais voltado suportes, mas nada impede alguém que jogue em roles diferentes de ler.
Faça bom proveito ;)
Dando assistência através de uma presença positiva
No artigo anterior
discutimos o conceito de presença positiva no jogo e como você pode usar
isso para influenciar seus jogos e alcançar a vitória. Aqui, vou dar
mais detalhes com
as formas de ser presente como um suporte ao longo de um jogo.
Início de jogo
Os momentos iniciais definem todo o jogo. É
importante para você estabelecer sua presença o mais rápido possível para
começar o desejado 'snowball' que conduz à vitória (a não ser que seu time
entregue tudo). Como você já deve ter ouvido antes, isso começa a partir da
seleção de campeões, então tente comunicar-se com seus companheiros de equipe
para organizar uma equipe com uma boa sinergia. Ter uma voz positiva
é um instrumento poderoso que pode salvá-lo de perder jogos.
Uma forma de estabelecer a presença bem cedo,
é coordenar um invade na jungle inimiga.
Para a solo queue, o potencial de recompensa supera
o potencial de risco. Apenas invadindo você pode saber onde cada campeão vai
jogar (embora os conhecimentos do meta geralmente podem fornecer isso), quais
são seus itens iniciais, como será o caminho do jungler, e assim por diante.
Também é
possível obter informações sobre o comportamento do oponente com base no seu
posicionamento pré-determinado ou reação a um invade. Além desta informação,
você está tendo oportunidades para ganhar uma vantagem.
Alguns pontos para colocar wards infiltradas |
Wards infiltradas na
jungle continuam o invade por mais três minutos, estendendo o tempo de
informação.
Roubar o buff inimigo é uma das grandes recompensas que podem vir de um invade. Isso pode
reduzir severamente a capacidade do jungler inimigo, baseado nos fatos de perda
de experiência e ouro. Além do mais, os efeitos disso podem durar mais vezes, e
isso pode causar conflitos internos na equipe adversária. Pegando o buff agora
também te dá o timer, o que significa que você pode fazer isso novamente e
continuar a desmoralizar o jungler adversário (jungler furioso = presença
negativa).
Isso, no entanto, é um cenário
de melhor caso, mas a “dança” dos buffs pode ser uma forma eficaz de ganhar uma
vantagem também. O que quero dizer com isto é que o jogador adversário se distrai
com a sua presença, enquanto ele tenta limpar um campo. Como espectador, você
vai ver esse ato mais frequentemente em torno do dragão e Baron, mas isso pode
ser feito com a mesma eficácia em campos menores.
A sua presença na área pode
resultar em indecisão e dúvida do que você pode aproveitar. Essencialmente,
você tem uma abertura para infligir dano livremente: dê dano sem muita ameaça em
seu adversário enquanto ele continua a completar o objetivo. Se eles decidirem
desengatar, eles continuam a ter “perdas” de várias formas – como o dano dos monstros
(sem poção), perda de leashing, feitiços ou tempo.
Todos nós
também já vimos o companheiro de equipe que espera na brush para invadir, simplesmente
morre e diz que eles tinham visão (mais presença negativa). As vezes, uma team fight de nível 1 acontece.
Como você
pode ver, dentro de três minutos, você já tem a chance de ganhar um jogo
indiretamente, ou pelo menos ganhar vantagem. Tudo isso e mais por criar
presença positiva para si mesmo através da comunicação, coleta de informações e
tomada de decisão.
Além disso,
observe a relação com a presença positiva individual fazendo surgir uma
presença negativa no lado oposto. A compreensão de como utilizar isso para
ganhar uma vantagem é uma forte ferramenta em si. Às vezes não se trata de
ganhar o jogo, tanto quanto fazer seus oponentes perdê-lo.
Fase de rotas
A principal
meta do suporte durante a fase de rotas deve ser o de permitir seu ADC farmar
livremente e com segurança.
Para
alcançar este objetivo, você vai precisar realizar duas ações (enabling e obstructing) em harmonia, gerando assim, a presença.
Enabling são ações que irão ajudá-lo a
atingir seus objetivos, enquanto obstructing
são ações que impedem a equipe adversária de realizar metas, reforçando
simultaneamente a ação de enabling.
Como você vai ver, as ações reais realizados são muitas vezes inversas na
prática. Afinal, você quer a sua presença para fazer jogadores adversários se
fixarem você ao invés do seu carry.
Ações do Obstructing tendem em gerar uma grande presença porque
elas afetam diretamente o time oposto, mas podem ser anuladas facilmente sem a
existência de ações de enabling. O desuso destes dois tipos
de ação em conjunto pode resultar em consequências negativas
terríveis.
Pontos de passagem para colocar wards |
Agora, imagine jogar sem o nevoeiro de guerra e como saber onde seus oponentes
vão mudar sua tomada de decisão. A cobertura de wards por jogador agora previne
um jogador de cobrir o mapa todo com wards, mas você pode essencialmente ter o
mesmo efeito com as próprias wards.
Coloque wards nos pontos de passagem para maximizar a efetividade e em
formação, então você essencialmente vai isolar sua lane do resto do mapa. Fazer
isso vai te dar a segurança necessária para ameaças fora da sua lane.
Continue
tirando wards dos mesmos locais, enquanto o time inimigo continuar passando por
ali. Negar visão do seu oponente restringe a capacidade deles de agir devido ao
potencial de perigo criado (ou deveria ser assim).
Exemplo de wards isoladas |
Fazer um roaming, contudo, é de alto risco, e alta recompensa como
suporte. Você investe um pouco de tempo e sacrifica experiência (possivelmente
gold também) para o potencial de algo grande (kill, torre, etc.). Um roaming
bem sucedido é muitas vezes cume de vários eventos seguidos de uma só vez.
Ter consciência do mapa pode ajudar em determinar quando e como realizar
ações como roaming, zoning, e wardar. Quando sua conscientização melhora, você
vai fazer várias tomadas de decisões em torno dessas ações então
consequentemente proporcionando uma grande presença.
Ficar atento com cronômetros é uma habilidade complementar de coleta de informações que pode permitir-lhe obter vantagens em
determinado espaço de tempo. A partir de campos na selva até feitiços de
invocador, cada cronometro é importante num momento particular – cronômetros
são alguns dos recursos utilizados pela minoria dos jogadores do LoL.
A fase de rotas é um grande teste de skill
individual e sabedoria, mas no meta atual, não é necessariamente onde um jogo
está ganho ou perdido.
Late Game & Team Fights
Começando na seleção de campeões, reconheça usa role no time. Em geral,
escolha um destaque para o time baseado nos pontos fortes do seu time e em
abafar as fraquezas. A maioria dos suportes normalmente se destacam em iniciar
uma team fight e/ou proteger seus carries, mas identificar o que é mais
necessário para seu time.
Mantenha essa linha de pensamento em cada jogo e aplique isso a sua
ordem de skill, ordem de build, e posicionamento. Quando você identificar
corretamente e “tapar esses buracos”, você vai notar uma presença de jogo maior
e a importância do seu papel em cada partida.
Soraka é um ótimo exemplo de suporte com presença em todas as rotas |
Quando o late game chegar, você ainda tem o objetivo de criar espaço para seus carries agirem livremente. Dessa maneira, eles podem causar o dano necessário para vencer combates, conseguir objetivos, e continuar crescendo com força. Aprenda como se posicionar com os campeões que você joga melhor para realizar os objetivos.
Você deve desenvolver uma lista de prioridade em quem focar ou em quem
iniciar enquanto o jogo rola. Perceba que seus oponentes também tem uma lista
de prioridades, e você deve compreender idealmente a sua lista de prioridades
em termos de quem você precisa proteger. Mais uma vez, pense no seu papel para
definir com precedência cada ação que você deve fazer (normalmente, proteger,
ou iniciar).
Continue a defender áreas eficientes que
você está disposto e pode contestar. Por exemplo: não use uma
ward no blue se há chances do Baron ser feito, desde que a ward possa ser usada
em outro lugar para ajudar a segurança do objetivo da sua presença. A cada
etapa do jogo, tenha em mente realizar os objetivos também. Se você pensa a
frente quando decidir objetivos, faz toda a diferença no mundo.
Conclusão
League of Legends é um jogo baseado na
habilidade de coletar informações e rapidamente pensar em uma ação, baseado nas
informações recebidas. Suportes tendem em gerar maior parte da presença através
das suas escolhas, ao invés de sua habilidade mecânica. Por exemplo
(indiscutivelmente), Madlife é um deus em lançar puxões por causa da sua
predição e conhecimento do movimento, não das mecânicas.
Wards, torres, campões conhecidos, e minions
criam pequenas informações na névoa da guerra. Seu conhecimento de mapa reflete
sua habilidade pra fornecer informações desses elementos. Use seu conhecimento
de jogo e experiências passadas para suprir a coleta de informações do seu jogo
em andamento para fazer decisões melhores. Em teoria, antes de qualquer ação
ser executada, uma deve processar toda a informação disponível para decidir o
melhor caminho da ação.
Começando com sua habilidade de processar eficientemente, cada ação vai
impactar na sua habilidade de fazer a próxima, e só
vai desenvolver quando você adquirir conhecimento jogo, grande
entendimento de conceitos, e planejar a execução. Progredir nas rankeds está ligado ao seu
progresso com dominar cada
aspecto do LoL. Quando você pratica tudo
junto, vai avançar – mas parte dessa jornada é ser capaz de identificar os obstáculos que você enfrenta para que você possa realmente superá-los.
Como sempre, um ótimo post :3
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