sexta-feira, 10 de abril de 2015

[Guia] Dando assistência através de uma presença positiva

Fala galera!
Depois de muito tempo (e bota tempo nisso :P) estou voltando com o blog. Dei uma pausa de uma semana pra fazer as coisas que eu tinha que fazer e aproveitar um pouco o URF. Agora, sem mais delongas.
Este é um guia psicológico mais voltado suportes, mas nada impede alguém que jogue em roles diferentes de ler.

Faça bom proveito ;)

http://cloth5.com/providing-support-positive-presence-tactics-strategies/ 

Dando assistência através de uma presença positiva



No artigo anterior discutimos o conceito de presença positiva no jogo e como você pode usar isso para influenciar seus jogos e alcançar a vitória. Aqui, vou dar mais detalhes com as formas de ser presente como um suporte ao longo de um jogo.

Início de jogo
Os momentos iniciais definem todo o jogo. É importante para você estabelecer sua presença o mais rápido possível para começar o desejado 'snowball' que conduz à vitória (a não ser que seu time entregue tudo). Como você já deve ter ouvido antes, isso começa a partir da seleção de campeões, então tente comunicar-se com seus companheiros de equipe para organizar uma equipe com uma boa sinergia. Ter uma voz positiva é um instrumento poderoso que pode salvá-lo de perder jogos.

Uma forma de estabelecer a presença bem cedo, é coordenar um invade na jungle inimiga.
 
Para a solo queue, o potencial de recompensa supera o potencial de risco. Apenas invadindo você pode saber onde cada campeão vai jogar (embora os conhecimentos do meta geralmente podem fornecer isso), quais são seus itens iniciais, como será o caminho do jungler, e assim por diante.

Também é possível obter informações sobre o comportamento do oponente com base no seu posicionamento pré-determinado ou reação a um invade. Além desta informação, você está tendo oportunidades para ganhar uma vantagem.


Alguns pontos para colocar wards infiltradas

Wards infiltradas na jungle continuam o invade por mais três minutos, estendendo o tempo de informação.

Roubar o buff inimigo é uma das grandes recompensas que podem vir de um invade. Isso pode reduzir severamente a capacidade do jungler inimigo, baseado nos fatos de perda de experiência e ouro. Além do mais, os efeitos disso podem durar mais vezes, e isso pode causar conflitos internos na equipe adversária. Pegando o buff agora também te dá o timer, o que significa que você pode fazer isso novamente e continuar a desmoralizar o jungler adversário (jungler furioso = presença negativa).

Isso, no entanto, é um cenário de melhor caso, mas a “dança” dos buffs pode ser uma forma eficaz de ganhar uma vantagem também. O que quero dizer com isto é que o jogador adversário se distrai com a sua presença, enquanto ele tenta limpar um campo. Como espectador, você vai ver esse ato mais frequentemente em torno do dragão e Baron, mas isso pode ser feito com a mesma eficácia em campos menores.

A sua presença na área pode resultar em indecisão e dúvida do que você pode aproveitar. Essencialmente, você tem uma abertura para infligir dano livremente: dê dano sem muita ameaça em seu adversário enquanto ele continua a completar o objetivo. Se eles decidirem desengatar, eles continuam a ter “perdas” de várias formas – como o dano dos monstros (sem poção), perda de leashing, feitiços ou tempo.

Todos nós também já vimos o companheiro de equipe que espera na brush para invadir, simplesmente morre e diz que eles tinham visão (mais presença negativa). As vezes, uma team fight de nível 1 acontece.
Como você pode ver, dentro de três minutos, você já tem a chance de ganhar um jogo indiretamente, ou pelo menos ganhar vantagem. Tudo isso e mais por criar presença positiva para si mesmo através da comunicação, coleta de informações e tomada de decisão.

Além disso, observe a relação com a presença positiva individual fazendo surgir uma presença negativa no lado oposto. A compreensão de como utilizar isso para ganhar uma vantagem é uma forte ferramenta em si. Às vezes não se trata de ganhar o jogo, tanto quanto fazer seus oponentes perdê-lo.

Fase de rotas
A principal meta do suporte durante a fase de rotas deve ser o de permitir seu ADC farmar livremente e com segurança.

Para alcançar este objetivo, você vai precisar realizar duas ações (enabling e obstructing) em harmonia, gerando assim, a presença.

Enabling são ações que irão ajudá-lo a atingir seus objetivos, enquanto obstructing são ações que impedem a equipe adversária de realizar metas, reforçando simultaneamente a ação de enabling. Como você vai ver, as ações reais realizados são muitas vezes inversas na prática. Afinal, você quer a sua presença para fazer jogadores adversários se fixarem você ao invés do seu carry.




Ações do Obstructing tendem em gerar uma grande presença porque elas afetam diretamente o time oposto, mas podem ser anuladas facilmente sem a existência de ações de enabling. O desuso destes dois tipos de ação em conjunto pode resultar em consequências negativas terríveis.


Pontos de passagem para colocar wards


Agora, imagine jogar sem o nevoeiro de guerra e como saber onde seus oponentes vão mudar sua tomada de decisão. A cobertura de wards por jogador agora previne um jogador de cobrir o mapa todo com wards, mas você pode essencialmente ter o mesmo efeito com as próprias wards.

Coloque wards nos pontos de passagem para maximizar a efetividade e em formação, então você essencialmente vai isolar sua lane do resto do mapa. Fazer isso vai te dar a segurança necessária para ameaças fora da sua lane.

Continue tirando wards dos mesmos locais, enquanto o time inimigo continuar passando por ali. Negar visão do seu oponente restringe a capacidade deles de agir devido ao potencial de perigo criado (ou deveria ser assim).


Exemplo de wards isoladas
Com as wards em locais certos e negando a visão inimiga, fazer um roaming é uma tarefa oportuna.

Fazer um roaming, contudo, é de alto risco, e alta recompensa como suporte. Você investe um pouco de tempo e sacrifica experiência (possivelmente gold também) para o potencial de algo grande (kill, torre, etc.). Um roaming bem sucedido é muitas vezes cume de vários eventos seguidos de uma só vez.
Ter consciência do mapa pode ajudar em determinar quando e como realizar ações como roaming, zoning, e wardar. Quando sua conscientização melhora, você vai fazer várias tomadas de decisões em torno dessas ações então consequentemente proporcionando uma grande presença.

Ficar atento com cronômetros é uma habilidade complementar de coleta de informações  que pode permitir-lhe obter vantagens em determinado espaço de tempo. A partir de campos na selva até feitiços de invocador, cada cronometro é importante num momento particular – cronômetros são alguns dos recursos utilizados pela minoria dos jogadores do LoL.
A fase de rotas é um grande teste de skill individual e sabedoria, mas no meta atual, não é necessariamente onde um jogo está ganho ou perdido.

Late Game & Team Fights
Começando na seleção de campeões, reconheça usa role no time. Em geral, escolha um destaque para o time baseado nos pontos fortes do seu time e em abafar as fraquezas. A maioria dos suportes normalmente se destacam em iniciar uma team fight e/ou proteger seus carries, mas identificar o que é mais necessário para seu time.

Mantenha essa linha de pensamento em cada jogo e aplique isso a sua ordem de skill, ordem de build, e posicionamento. Quando você identificar corretamente e “tapar esses buracos”, você vai notar uma presença de jogo maior e a importância do seu papel em cada partida.


Soraka é um ótimo exemplo de suporte com presença em todas as rotas

Quando o late game chegar, você ainda tem o objetivo de criar espaço para seus carries agirem livremente. Dessa maneira, eles podem causar o dano necessário para vencer combates, conseguir objetivos, e continuar crescendo com força. Aprenda como se posicionar com os campeões que você joga melhor para realizar os objetivos.

Você deve desenvolver uma lista de prioridade em quem focar ou em quem iniciar enquanto o jogo rola. Perceba que seus oponentes também tem uma lista de prioridades, e você deve compreender idealmente a sua lista de prioridades em termos de quem você precisa proteger. Mais uma vez, pense no seu papel para definir com precedência cada ação que você deve fazer (normalmente, proteger, ou iniciar).

Continue a defender áreas eficientes que você está disposto e pode contestar. Por exemplo: não use uma ward no blue se há chances do Baron ser feito, desde que a ward possa ser usada em outro lugar para ajudar a segurança do objetivo da sua presença. A cada etapa do jogo, tenha em mente realizar os objetivos também. Se você pensa a frente quando decidir objetivos, faz toda a diferença no mundo.

Conclusão
League of Legends é um jogo baseado na habilidade de coletar informações e rapidamente pensar em uma ação, baseado nas informações recebidas. Suportes tendem em gerar maior parte da presença através das suas escolhas, ao invés de sua habilidade mecânica. Por exemplo (indiscutivelmente), Madlife é um deus em lançar puxões por causa da sua predição e conhecimento do movimento, não das mecânicas.

Wards, torres, campões conhecidos, e minions criam pequenas informações na névoa da guerra. Seu conhecimento de mapa reflete sua habilidade pra fornecer informações desses elementos. Use seu conhecimento de jogo e experiências passadas para suprir a coleta de informações do seu jogo em andamento para fazer decisões melhores. Em teoria, antes de qualquer ação ser executada, uma deve processar toda a informação disponível para decidir o melhor caminho da ação.

Começando com sua habilidade de processar eficientemente, cada ação vai impactar na sua habilidade de fazer a próxima, e só vai desenvolver quando você adquirir conhecimento jogo, grande entendimento de conceitos, e planejar a execução. Progredir nas rankeds está ligado ao seu progresso com dominar cada aspecto do LoL. Quando você pratica tudo junto, vai avançar – mas parte dessa jornada é ser capaz de identificar os obstáculos que você enfrenta para que você possa realmente superá-los.

Um comentário:

Respeito sempre em primeiro lugar!