sexta-feira, 27 de março de 2015

[Guia] O poder da presença positiva

Hey guys! o/
Trago hoje a tradução de um guia tático de como ser presente no jogo e não ser um peso a mais para o time. O artigo é do site Cloth5. Espero que gostem!






O poder da presença positiva – influenciando pessoas e vencendo jogos

Ao entrar na seleção de campeões, você vai conhecer nove pessoas que irão influenciar imediatamente o jogo que irá começar. Isso pode ser preocupante, pois de um modo geral (especificamente para a fila solo) você não sabe o que essas nove pessoas vão fazer: está completamente fora do seu controle.
Se você é como a maioria dos jogadores que procuram quem está na tentativa de subir, então você quer que seu impacto seja uma forma positiva de neutralizar o potencial negativo da sua equipe.
Então, como você pode conseguir esse tipo de influência nas suas partidas e se tornar um componente de condução ao sucesso? A resposta não é simples, mas esse artigo vai discutir o conceito da Presença de Jogo e destacar algumas das muitas maneiras de reforçar seu impacto no jogo.

Presença de Jogo

Presença é um conceito que muitas vezes não é percebido por muitos jogadores, até depois de milhares de jogos, independentemente de sua habilidade mecânica, e, mesmo assim, pode se enroscar na complexa teia de escolhas no LoL.

O que significa ter presença?



Simplificando: Presença é ter um efeito na tomada de decisão do seus oponentes. Cada jogador tem uma presença associada, que pode ser positiva ou negativa e ocorre em duas escalas: global e local.
Jogadores podem gerar essa presença através de numerosas ações no jogo, assim como:
  • Estar presente em team fights
  • Posicionamento e zoneamento
  • Incomodando
  • Dando roaming e gankando
Se presente, manter um bom posicionamento, incomodar, e zonear são maneiras de fornecer presença local, considerando que roaming são formas de presença global.
Cada ação dessas ajuda a gerar presença desde que ela afete como seu oponente vai agir ou reagir. Como exemplo, se você mandar uma skillshot para incomodar o inimigo da sua lane, frequentemente ele vai tentar arrumar o posicionamento para evitar incômodos futuros.
Como afirmado antes, a presença que os jogadores mantém pode ser positiva ou negativa por natureza. Realizar ações efetivas como aquelas listadas acima vai lhe beneficiar positivamente, enquanto que, realizar as mesmas ações de maneira errada pode criar uma presença negativa.

Como distinguir presença entre positiva e negativa

Considere a situação onde você está em frente de um Blitzcrank que acertou todos os puxões que ele tentou. Sabendo que ele está acertando todos os puxões, você vai jogar diferente contra um Blitzcrank que não está acertando puxão nenhum?

Sem dúvidas, a resposta deveria ser sim. Mais frequente que nunca, você vai fazer tudo que estiver em seu alcance para esquivar de futuros puxões. Você vai usar o flash mais rapidamente, na tentativa de se reposicionar com mais segurança, etc. Tudo porque o Blitzcrank tem uma forte presença positiva.
Por outro lado, se o mesmo Blitz errar todos os puxões, como seu jogo deve mudar? Geralmente, a presença negativa gerada pelas ações do Blitzcrank te permite jogar mais à vontade, já que você estará menos preocupado onde o puxão dele irá parar.


Depois de entender o básico de presença e gerar presença através de ações, é importante dar um passo pra trás pra notar que presença é uma entidade que evolui constantemente e muda a cada etapa do jogo. Existem outras fontes de informação que podem alterar a percepção de presença de cada jogador.

Conhecimento do jogo e coleta de informações
Conhecimento do jogo é a principal coisa sobre presença, porque te permite estimar as capacidades de cada campeão e determinar a presença efetiva.
Expandindo seu conhecimento de jogo, suas estimativas se tornam mais precisas e as decisões com base em torno dessas estimativas ficam mais fáceis de fazer. Conhecendo as mecânicas por trás do campeão, poder de níveis relativos, itens da build e efeitos, cooldowns, tempo da jungle, etc, são peças essenciais de informação que estruturam este conceito.

Em adição, coletar informações dentro do jogo ativo pode te preparar com conhecimento cada vez melhor para fazer decisões fortes e ajudar a obter a vitória que todos almejam desesperadamente.

Wardar e trocar dano são exemplos de informações ativas que te fornece dados valiosos, como o local do inimigo e a comparação de poder.

Indo um passo a frente, você pode procurar pelos oponentes pra conhecer suas runas, talentos, e picks comuns, de modo que você possa counterar ele, mas isso vem com um pacote de problemas, como poder ajustar seu jogo negativamente baseado no que você vê...

O Vel'Koz manja de obter conhecimento

Comunicação e atitude

Também tem que ser mencionado que a comunicação e atitude mudam fortemente dentro da percepção do jogador e sua presença. Comunicação é a chave quando trabalhando em time, mas isso pode ser difícil num jogo como League, onde decisões de terceiros podem decidir partidas.

Boa comunicação pode fortalecer sua presença no jogo, começando pela seleção de campeões. Coletar informações úteis de forma positiva dá um sério longo caminho. Muito antes, o simples digitar de três letras pode determinar se você é um bom ou mau na visão de um jogador.

Uma das grandes discussões na comunidade de MOBA é o resultado de ações de terceiros, decisões no final do jogo, frequentemente os jogadores deixam as emoções prevenir ou inibir severamente a comunicação positiva. Dar feedback para outros jogadores de uma forma pejorativa irá permitir uma forte presença negativa.

Portanto, SEMPRE considere a sua atitude quando estiver jogando - Ela sempre vai afetar a presença que você traz em seus jogos.

Sumario

Se você pensa ativamente sobre isso, você está constantemente utilizando informações coletadas tanto no passado ou presente para tomar decisões que afetam os resultados de cada jogo que você entra.

O conceito de presença pode ser usado para descrever o impacto que um jogador tem sobre o processo de tomada de decisão.

A presença de um jogador é definida por muito mais do que apenas ações de um jogador, e muitas vezes pode ser equiparado a forma como você se sente sobre um jogador em particular.

Expandir o conhecimento do jogo e melhorar nas outras áreas discutidas acima podem reforçar a presença que você fornecer o que leva você a se tornar um jogador melhor.

Além disso, levar em conta a sua atitude, como isso afeta o seu gameplay e os impactos na sua equipe.

Pra terminar, deixo um vídeo que diz muito sobre o que foi discutido acima, e mostra algumas dessas ideias na prática:

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