Hey guys! o/
Trago hoje a tradução de um guia tático de como ser presente no jogo e não ser um peso a mais para o time. O artigo é do site Cloth5. Espero que gostem!
Wardar e trocar dano são exemplos de informações ativas que te fornece dados valiosos, como o local do inimigo e a comparação de poder.
Indo um passo a frente, você pode procurar pelos oponentes pra conhecer suas runas, talentos, e picks comuns, de modo que você possa counterar ele, mas isso vem com um pacote de problemas, como poder ajustar seu jogo negativamente baseado no que você vê...
Trago hoje a tradução de um guia tático de como ser presente no jogo e não ser um peso a mais para o time. O artigo é do site Cloth5. Espero que gostem!
O poder da presença positiva – influenciando pessoas e vencendo jogos
Ao entrar na seleção de campeões, você vai conhecer nove pessoas que
irão influenciar imediatamente o jogo que irá começar. Isso pode ser
preocupante, pois de um modo geral (especificamente para a fila solo) você não
sabe o que essas nove pessoas vão fazer: está completamente fora do seu
controle.
Se você é como a maioria dos jogadores que procuram quem está na
tentativa de subir, então você quer que seu impacto seja uma forma positiva de
neutralizar o potencial negativo da sua equipe.
Então, como você pode conseguir esse tipo de influência nas suas
partidas e se tornar um componente de condução ao sucesso? A resposta não é
simples, mas esse artigo vai discutir o conceito da Presença de Jogo e destacar algumas das muitas maneiras de reforçar
seu impacto no jogo.
Presença de
Jogo
Presença é um
conceito que muitas vezes não é percebido por muitos jogadores, até depois de
milhares de jogos, independentemente de sua habilidade mecânica, e, mesmo
assim, pode se enroscar na complexa teia de escolhas no LoL.
O que
significa ter presença?
Simplificando: Presença é ter um efeito na tomada de decisão do seus
oponentes. Cada jogador tem uma presença associada, que pode ser positiva ou negativa e ocorre em duas escalas: global e local.
Jogadores podem gerar essa presença através de
numerosas ações no jogo, assim como:
- Estar presente em team fights
- Posicionamento e zoneamento
- Incomodando
- Dando roaming e gankando
Cada ação dessas ajuda a gerar presença desde
que ela afete como seu oponente vai agir ou reagir. Como exemplo, se você
mandar uma skillshot para incomodar o inimigo da sua lane, frequentemente ele
vai tentar arrumar o posicionamento para evitar incômodos futuros.
Como afirmado antes, a presença que os
jogadores mantém pode ser positiva ou negativa por natureza. Realizar ações
efetivas como aquelas listadas acima vai lhe beneficiar positivamente, enquanto
que, realizar as mesmas ações de maneira errada pode criar uma presença
negativa.
Como distinguir presença entre positiva e negativa
Considere a situação onde você está em frente
de um Blitzcrank que acertou todos os puxões que ele tentou. Sabendo que ele
está acertando todos os puxões, você vai jogar diferente contra um Blitzcrank
que não está acertando puxão nenhum?
Sem dúvidas, a resposta deveria ser sim. Mais
frequente que nunca, você vai fazer tudo que estiver em seu alcance para
esquivar de futuros puxões. Você vai usar o flash mais rapidamente, na
tentativa de se reposicionar com mais segurança, etc. Tudo porque o
Blitzcrank tem uma forte presença positiva.
Por outro lado, se o mesmo Blitz errar todos
os puxões, como seu jogo deve mudar? Geralmente, a presença negativa gerada
pelas ações do Blitzcrank te permite jogar mais à vontade, já que você estará
menos preocupado onde o puxão dele irá parar.
Depois de entender o básico de presença e gerar
presença através de ações, é importante dar um passo pra trás pra notar que
presença é uma entidade que evolui constantemente e muda a cada etapa do jogo. Existem
outras fontes de informação que podem alterar a percepção de presença de cada
jogador.
Conhecimento do jogo e coleta de informações
Conhecimento do jogo é a principal coisa sobre
presença, porque te permite estimar as capacidades de cada campeão e determinar
a presença efetiva.
Expandindo seu conhecimento de jogo, suas
estimativas se tornam mais precisas e as decisões com base em torno dessas
estimativas ficam mais fáceis de fazer. Conhecendo as mecânicas por trás do
campeão, poder de níveis relativos, itens da build e efeitos, cooldowns, tempo
da jungle, etc, são peças essenciais de informação que estruturam este
conceito.
Em adição, coletar informações
dentro do jogo ativo pode te preparar com conhecimento cada vez melhor para
fazer decisões fortes e ajudar a obter a vitória que todos almejam
desesperadamente.
Wardar e trocar dano são exemplos de informações ativas que te fornece dados valiosos, como o local do inimigo e a comparação de poder.
Indo um passo a frente, você pode procurar pelos oponentes pra conhecer suas runas, talentos, e picks comuns, de modo que você possa counterar ele, mas isso vem com um pacote de problemas, como poder ajustar seu jogo negativamente baseado no que você vê...
O Vel'Koz manja de obter conhecimento |
Comunicação e atitude
Também tem que ser mencionado que a
comunicação e atitude mudam fortemente dentro da percepção do jogador e sua
presença. Comunicação é a chave quando trabalhando em time, mas isso pode ser
difícil num jogo como League, onde decisões de terceiros podem decidir
partidas.
Boa comunicação pode fortalecer sua presença
no jogo, começando pela seleção de campeões. Coletar informações úteis de forma
positiva dá um sério longo caminho. Muito antes, o simples digitar de três
letras pode determinar se você é um bom ou mau na visão de um jogador.
Uma das grandes discussões na comunidade de
MOBA é o resultado de ações de terceiros, decisões no final do jogo,
frequentemente os jogadores deixam as emoções prevenir ou inibir severamente a
comunicação positiva. Dar feedback para outros jogadores de uma forma
pejorativa irá permitir uma forte presença negativa.
Portanto, SEMPRE considere a sua atitude quando estiver
jogando - Ela sempre vai afetar a presença que
você traz em seus jogos.
Sumario
Se você pensa ativamente sobre isso, você
está constantemente utilizando informações
coletadas tanto no passado ou
presente para tomar decisões que
afetam os resultados de cada jogo
que você entra.
O conceito de presença pode ser usado para descrever o impacto que um jogador tem
sobre o processo de tomada de decisão.
A presença de um jogador é definida por muito mais do que apenas ações de um jogador, e muitas vezes pode ser
equiparado a forma como você se
sente sobre um jogador em particular.
Expandir o conhecimento do jogo e melhorar nas
outras áreas discutidas acima podem
reforçar a presença que você fornecer
o que leva você a se tornar um jogador melhor.
Além disso, levar em conta a sua atitude, como isso afeta o seu gameplay
e os impactos na sua equipe.
Pra terminar, deixo um vídeo que diz muito sobre o
que foi discutido acima, e mostra algumas dessas ideias na prática:
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